quinta-feira, 8 de maio de 2008

Viva a Sociedade Alternativa!

Esta árvore foi a que eu vi lutar mais por sua vida. O operador teve que virar a máquina, tirar terra das raízes e assim mesmo demorou. Assisti a tudo, com dor no coração...


















Agora, ao olhar de dentro da Estação Rodoviária é isso o que a gente vê: a beira do rio, deste lado, sem nenhuma árvore, sem sombra, sem ninhos de passarinhos, sem insetos...









Olha, vou escrever como cidadão indignado e não como um jornalista. Meu texto nem vai ser correto jornalisticamente, porque estou me repetindo, mas sei disto.
Repito que não consigo aceitar, concordar com uma autorização para o corte de árvores em baira de um rio que, há um ano, sofreu danos imensuráveis por causa de um acidente que poderia ter sido evitado, não fosse a falta de fiscalização.
Repito que este corte de árvores que a prefeitura de Muriaé tem realizado deve ser um crime ambiental, ainda que não conheça isto legalmente. Mas se não for ilegal, no mínimo é imoral.
Com todas as mudanças climáticas e seus resultados catastróficos que vemos mundo afora, será que não é hora de pensar de maneira responsável aqui, dentro de nossa casa? Será que devemos fazer campanhas para salvar a Amazônia (não que não devamos) e deixar 'gota a gota' nosso verde virar lenha?
A justificativa que já tenho de fontes da prefeitura não me satisfaz, de modo algum. Ora, se a obra consta de ampliação do calçadão chamado Via Saúde, será mesmo que não havia uma maneira, com tantos recursos arquitetônicos, de continuar o calçadão sem cortar as árvores?
Ou será que a realização da obra tem alguma ligação com as eleições?
Já me disseram assim, e também não me convenceram: "no calçadão (a parte já existente) existem mudas plantadas e que já estão grandinhas! E foram plantadas depois da obra."
Ora, será que faz sentido cortar árvores de 20, 30 anos e plantar mudas que vão demorar mais 20 ou 30 anos para se tornarem "árvores"? Não seria melhor a obra ficar pronta e as pessoas caminharem em sombras importantes? Não seria mais responsável ambientalmente?
Por que não experimentar, não usar alternativas inteligentes, usar materiais mais baratos sem, contudo, arriscar a segurança das obras e assim também preservar, proteger o Meio Ambiente?
Por que não, se é possível?
Uma moradora de São Carlos do Ivaí, PR me disse que o prefeito está fazendo redes de água pluvial utilizando pneus de caminhões. Não é uma idéia interessante? Lá tem uma usina de açúcar e, portanto, muitos caminhões. Aqui, temos algumas transportadoras, umas até bem grandes, não é mesmo, prefeito?
Se os pneus são comprados e são mais baratos do que manilhas de concreto, por que não tentar algo assim e ainda gerar mais renda para o município?
Lá, também, a prefeitura está fazendo exatamente uma passarela para caminhada com as árvores dividindo a calçada, fazendo sombra...
E sobre árvores, também, nas avenidas Dr. Passos e Monteiro de Castro, todas as árvores são plantadas do lado direito das vias, onde também passam todos os fios. Me pergunto: não seria possível plantar árvores do lado esquerdo agora para daqui a uns anos cortar, aí sim, as que estão do lado "errado"? Mas eu não disse cortar agora e plantar depois, não. Disse plantar agora e cortar depois.
Como podemos ver, sempre há como agir responsavelmente pensar no bem comum não sendo o bem material, e sim a própria vida.
Quer dizer: possibilidades, existem. Vontade, me parece que não, e não entendo porque...

Um comentário:

Anônimo disse...

Não concordo com o corte das árvores também, e fico pensando se nao existe outra alternativa, a engenharia nao nos propõe nenhuma solução sem que sejam retiradas as árvores?
Moro em viçosa e vejo o que acontece por aqui... nao fica nem um pouco atrás de muriaé nao!
Aqui existem até predios construídos encima de rios! Isso mesmo, encima!! Parece impossivel, mas para degradação e desrespeito com o meio ambiente a engenharia tem opções maravilhosas!
Em cidades como Belo Horizonte e São Paulo os rios simplesmente não existem mais, nem o solo das margens foi poupado, substituído pelo concreto!
Seriam essas as melhores soluções para os problemas urbanos? É como um ciclo vicioso, corte de árvores gera o desequíbrio ambiental, esse desequilíbrio gera tempestades e alagamentos, que por sua vez exigem dragagem, canalização.. e.... mais corte de árvores??

Sei não, tenho ido pouco a muriaé e é obra pra tudo que é lado! Algumas eu acho muito dignas, como o muro no dornelas, que vai ajudar a preservar o solo e possibilitar a revegetação, vejo muitas inaugurações de escolas e postos de saúde, muito bom também! Acho que o prefeito nao precisa desse tipo de obra nas margens da JK para mostrar que foi competente e trabalhador. Só vai ajudar a queimar o filme dele..
Fico feliz por muriaé ter alguem que trabalha, eu sofro aqui em viçosa vendo a total passividade da prefeitura, um prefeito analfabeto, e uma câmara até digna, mas que pouco consegue resolver!
Lucas