segunda-feira, 19 de maio de 2008

Alguma coincidência?

"Nas cidades grandes, a gente mostrou esta semana: motoristas sofrem com a falta de planejamento. Uma cidade média como Uberaba, Minas Gerais: ainda tem paz nas ruas?
Eu olhei pela janela do hotel o trânsito de Uberaba e senti saudades de Brasília de dez anos atrás. Em Brasília, já não dá mais para andar. Agora, em Uberaba, o grande problema já é estacionamento no centro da cidade. Para uma população de 290 mil habitantes, mais de cem mil carros. Quer dizer, o problema já chegou nas cidades médias também, como Uberaba.
Em Tóquio, para poder comparar um carro, é preciso obter antes uma licença da prefeitura. E ela só concede a licença, quando o comprador prova que tem lugar onde deixar o carro. E isso que Tóquio está entre as cidades do mundo com maior eficiência de transporte de massa.
Os congestionamentos e a falta de lugar para estacionar estão tornando em vilão o carro particular, individual. Ele ocupa espaço nas vias e, na maior parte dos casos, transporta apenas uma pessoa.
Em muitos estados dos Estados Unidos, estimulou-se o transporte solidário. Aqui no Brasil, a transgressão pode receber uma campanha de transporte solidário, com sinal verde para o transporte pirata.
Só um transporte coletivo eficiente, pontual e confortável poderia fazer os donos de automóveis deixarem os veículos para os passeios de fim de semana ou para as viagens de lazer. Como se vê, a solução pode ainda estar longe. Talvez, surja ainda alguma movida pelo desespero de não ter como estacionar ou perder mais tempo para estacionar do que no próprio trajeto."

http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalismo/BDBR/0,,AA1681131-3682-828417,00.html


Será que esta crônica de Alexandre Garcia tem alguma coisa a ver com o que acontece hoje em Muriaé?
E outra, será então que a tropa de choque do presidente o ataca como me ataca aqui a do prefeito? Críticas... Quem está no pder, tem que aceitá-las. E tenho que dizer aqui: oficialmente, mesmo, a Prefeitura, o prefeito, seus assessores e secretários não me desrespeitaram pelas críticas. O que não é mais do que natural...
Mas o trânsito, o assunto da crônica, não é problema só de cidades grandes e médias, não. Muriaé é uma cidade pequena e o trânsito está um caos. Mas então, como não criticar?
Senhores vereadores, onde está nosso Plano Diretor e suas Leis Complementares? Sem elas, é difícil que o Plano funcione, como não tem funcionado.
Não podemos pensar que alguns metros de Avenida J.K. vai solucionar, nem mesmo "desafogar" o trânsito da cidade. Precisamos de uma engenharia de tráfego, urgente. Precisamos de planejamento. Será que ninguém vê isso?

Um comentário:

Anônimo disse...

Há algum tempo li em algum lugar que engenheiros de trânsito estavam na cidade para tentar resolver o problema do trânsito. Até li sobre algumas medidas que seriam adotadas, como semáforos em pontos estratégicos. Será que vai demorar muito a concretizar isso? Não faz muito tempo que li, acho que na gazeta, ou no site da prefeitura...