Prefeito de Ribeirão Bonito cria sala da transparência
Atendendo a uma reivindicação antiga da AMARRIBO o recém empossado Prefeito Paulo Veiga criou a sala da transparência na Prefeitura de Ribeirão Bonito. Veiga assumiu no dia 6 de março, após a cassação do Prefeito Rubens Gayoso Junior pela Câmara Municipal de Ribeirão Bonito , por causa de um contrato fraudulento com um jornal de São Carlos.
Pelas regras, qualquer cidadão poderá se dirigir à Prefeitura e requisitar qualquer documento. O cidadão preenche uma requisição solicitando o que ele quer ver, e a prefeitura marca dia e hora para colocar à disposição dos referidos documentos. Se o cidadão quiser tirar cópia dos documentos poderá também fazê-lo.
Esse novo sistema começa a funcionar na próxima semana, em instalação existente, mas o Prefeito informou que fará uma reforma no prédio, criando uma sala especial para essa finalidade, que contará também com um computador, impressora, máquina de xérox, e uma mesa de trabalho.
Se houver mais de uma pessoa solicitando os mesmos documentos no mesmo horário, a prioridade será dada a vereadores, em segundo lugar representantes de entidades da sociedade civil, e por fim o cidadão.
Esse fato reflete uma mudança cultural importante, e vai permitir que a população acompanhe com mais efetividade o uso do dinheiro público.
A AMARRIBO vai agora proporcionar treinamento a diversos cidadãos, sobre como fiscalizar os gastos públicos, para que com isso a cidade ganhe dezenas de fiscais que possam se revezar na analise de documentos ou pagamentos que levantem suspeitas.
Josmar Verillo – Conselheiro da AMARRIBO
A AMARRIBO prova que é possível fiscalizar, cobrar e evitar que coisas erradas e unilaterais, para não dizer pior, aconteçam no Brasil. No norte de Minas já fez muito junto a outras ONGs e iniciativas populares e imprensa. Em Januária, por exemplo, já foram cassados "alguns" prefeitos. Todos por irregularidades, sem nem dizer a palavra corrupção.
Sei que os correligionários do prefeito daqui vão me criticar por levantar o assunto, mas se o Ministério Público levar a sério alguns detalhes presentes no Diário Oficial (nem precisa denúncia!) acho que teremos problemas para a reeleição do prefeito. Para não especular sobre o que mais pode acontecer...
Então, outra vez, estou só mostrando algum exemplo positivo! Bem que nosso prefeito poderia tomar uma atitude destas, não? Já que o que fez o prefeito de Ribeirão Bonito não requer a presença do prefeito em seu gabinete, não vejo problema em termos uma Sala da Transparência... Que tal, senhor prefeito?
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário