terça-feira, 2 de setembro de 2008

UNI, DUNI, TÊ... E vamos nós!




Ah, as eleições!
Exatamente no dia 25 de agosto, enviei à Câmara de Vereadores uma solicitação (esta, vista acima) para que os vereadores nos dessem uma informação que considero importante, uma vez que dez, dos onze vereadores atuais, são candidatos a reeleição: pedi que me dissessem quantos, e não quais, somente quantos projetos cada um deles havia apresentado ou aprovado neste mandato.
Pois bem. Nem foi tanta surpresa para mim receber uma resposta negativa. Os vereadores, com o argumento de que o consultor jurídico da Casa achou melhor não se "aventurarem" em tempos de leis eleitorais rígidas, não vão apresentar este número. E só pedi o número de projetos, hein!
Isso, mesmo depois de, em minha solicitação, lhes informar que eu havia conversado com o promotor eleitoral, que me disse não haver problema algum em publicar tal informação. Ao contrário, o próprio promotor acredita ser este um serviço de utilidade pública e que demonstraria a transparência nos atos do Legislativo.
Mas, como disse, nem é de se estranhar tanto, uma vez que os legisladores conhecem pouco de leis. Irônico, não? Mas infelizmente é verdade: é só notar como os carros de som passam constantemente frente a locais proibidos (por lei) com seu volume desreipeitosamete alto.
Então fica mais fácil decidir em quem NÃO VOTAR.
Como votar em vereadores que não querem mostrar o que fizeram? Como votar em vereadores que passaram quatro anos (ou mais, em alguns casos) achando que fazer caridade, como doar bicicletas e cestas básicas, é claro, com dinheiro público é trabalho de vereador? Como votar em vereadores que além de não legislarem também não fiscalizaram os atos do Executivo?
Infelizmente, alguns destes vereadores vão voltar à Câmara... Talvez exatamente por terem agido desta forma (como se tivessem sido mandados).
E os outros, novatos, também não são muito boas opções. Por alguns dos mesmos motivos. Olhemos bem os vereadores que já tiveram seus carros de som apreendidos pela justiça, os que sujam as ruas com "santinhos" e que, isto quase todos, não sabem nem qual é o papel de um vereador. O programa eleitoral gratuito, no rádio e TV, mostra bem. Todos eles falam em renovação, mas para eles renovar é trocar "seis por meia dúzia". É tirar simplesmente os que estão lá. E não é. Renovação seria moralizar uma instituição tão importante. Trocar vereadores que são processados civil ou criminalmente, que trabalharam única e exclusivamente "para" o prefeito, por pessoas que sabem o que fazer. Mas também não existem muitas opções.
Ah, e a tônica de todos é "Vou lutar pelos seus direitos, eleitor!". Queria tanto poder acreditar nisso!... Mas ifelizmente não acredito! Tomara um dia eu e todos possamos acreditar e eleger pessoas certas!
E você, já decidiu em quem não deve votar???

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Floriano seu gesto é aplausível,acontece que em Muiraé são pouco que pensam,refletem e votam a "maioria' tem medo de mostrar a cara.Muitos tem medo até de falar por dependerem do Zé mas na hora do voto são 15 odilon.

jose disse...

Floriano, luta ingloria a sua...em algum lugar, num sitio qualquer eles devem ter la os seus trabalhos assinalados..quem sabe num trabalho formiga se consiga saber quem deu titulo honorario a quem, quem deu nome de parente a logradouro publico, quem mais fez homenagens...pois pelo que sei são os unicos projetos apreentados pela quase unanimidade dos vereadores....
FAÇA UM POLITICO TRABALHAR, NÃO VOTE NELE......
jose Ambrosio de Oliveira

Unknown disse...

Olá Floriano!
É revoltante este descaso dos vereadores para conosco!!
Onde já se viu? Não divulgar nem o número de trabalhos prestados à comunidade? Como assim????
Vai ver não fizeram é nada mesmo...não têm o que mostrar!!!
Mas o que mais me revolta é a ignorância do nosso povo, não somente nestas épocas (esquecem os erros), mas como em todo o mandato desses candidatos. Ninguém cobra ou se quer toma conhecimento dos trabalhos dos vereadores.
Como vc mesmo disse, não adianta colocar novos vereadores. O que é preciso e necessário fazer é disponibilizar à população melhores condições para o desenvolvimento científico, crítico, sanitário, intelectual...........

Abraços, Bruna

Anônimo disse...

Engraçado que em uma ocasiao, estava eu acompanhando a reuniao,como de costume, quando ouvi voce dizer que não viria a reuniões se fosse para ouvir moções de pesar ou de congratulações e aplausos, daí meu caro jornalista mal informado, porque de repente voce quis obter conhecimento dos projetos? Vem às reuniões para que? Se prestasse atenção saberia muito do que se tratam nessas horas pagas pelo povo de Muriaé, como voces frizam, e faz muito bem, em que os 11 vereadores aqui estao. Se estudou para informar... aprenda a ouvir.