segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Não sei se foi uma provocação, mas respondo, como me foi pedido.

O que você achou do ex-prefeito mandar "pichar" de óleo queimado as propagandas eleitorais (pinturas de propagandas em muros) do 11 pela cidade e distritos? Exponha sua opinião imparcialmente, já que ela sempre vem recheada de polêmicas...
Bem, recebi este comentário e não sei se há nele uma dose de cinismo, sarcasmo, ou sei lá o quê. Não sei o que quis dizer com polêmicas e reticências...
Mas posso responder, caro anônimo. Primeiro, vou dizer minha opinião sobre o fato e tentarei fazê-lo imparcialmente, como você pediu.
Atos como estes são abomináveis, independente de quem o faça e por qual motivo. Aliás, creio que não existem motivos para legitimar vandalismo, pois isto é o que é.
Agora, tenho que ser imparcial por completo. E, como jornalista, tento ser, o máximo possível. Sei que nem sempre é possível 100% de imparcialidade. Mas creio que você, meu caro anônimo, não é jornalista, porque se fosse não afirmaria que "o ex-prefeito mandou fazer isto". Jornalistas só afirmam quando há provas ou, no meu caso, quando faço críticas, como tenho feito, tenho que me assegurar de que não estou ofendendo pessoas por posição partidária, por exemplo. E para falar verdade, já que você pediu minha opinião sincera, ANÔNIMO, como esta não é a primeira corrida eleitoral que acompanho como jornalista, acredito em tudo. Acredito que isto pode ter a autoria de qualquer um dos candidatos. Até mesmo do atual prefeito, numa jogada esperta de colocar a população contra os outros e arrebanhar mais uns votinhos.
Não estou aqui para defender ou para acusar, mas para falar sobre o fato. E este, sem dúvida, foi de péssimo gosto. Afinal, a liberdade de expresão é uma conquista que não deve e não pode ser desprezada. Você também deve concordar comigo, não? Aliás, se seu comentário foi uma crítica a mim, foi muito sutil e eu não me omito em postá-la ou aceitá-la. Fique sempre à vontade. Este blog é democrático.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao tem jeito colega... você nao consegue ser imparcial!
Voce sempre expoe as informações de uma maneira manipuladora, com muitas informações nas entrelinhas, nao dando oportunidade pro leitor fazer uma interpretação livre.
Não faço jornalismo, mas sei que existe uma diferença muito grande entre jornalista pra comentarista. O comentarista sim expõe suas opiniões, vocês está muito mais pra comentarista que pra jornalista... e pior, um comentarista que tem um lado....