quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Não entendi muito bem, mas vou responder assim mesmo.

Engraçado que em uma ocasiao, estava eu acompanhando a reuniao,como de costume, quando ouvi voce dizer que não viria a reuniões se fosse para ouvir moções de pesar ou de congratulações e aplausos, daí meu caro jornalista mal informado, porque de repente voce quis obter conhecimento dos projetos? Vem às reuniões para que? Se prestasse atenção saberia muito do que se tratam nessas horas pagas pelo povo de Muriaé, como voces frizam, e faz muito bem, em que os 11 vereadores aqui estao. Se estudou para informar... aprenda a ouvir.

Bem, vou tentar responder a este comentário com toda atenção, embora tenha entendido muito pouco o que esta pessoa quis dizer. Primeiro, porque não sei de quem se trata e depois porque seu texto, me desculpe, é pouco compreensível.
Mas caro anônimo, você mesmo disse ter ouvido de mim que não iria às reuniões para não ouvir leituras intermináveis de moções e homenagens com nomes de logradouros, blá blá blá... E parei mesmo de ir.
Agora, meu amigo (ou amiga), meu interesse não é tão infundado, não. E explico porque: vereadores recebem dinheiro público, ou seja, meu e seu, inclusive. E também pedi que informassem "quantos" projetos votaram ao longo de seus quatro anos de mandato e mais de R$ 240 mil, pois afinal querem se reeleger e ganhar outra vez R$ 240 mil, se não subirem outra vez seus próprios salários. Aliás, coisa que sabem fazer muito bem!
Em 2005, me lembro, votaram um aumento de 6% para os servidores públicos e 59,5% para eles. Ah, e também ficaram com os 6% dos servidores porque afinal também são servidores públicos...
E quanto a minha informação, anônimo, ela não é tão ruim quanto você pensa, não. Sei que todos os projetos estão à minha disposição (e de qualquer um) nos anais da Câmara e também sei de alguns projetos interessantes que foram votados. Alguns!
Mas acho que deveria partir dos próprios vereadores a atitude de informar a toda a população, aos eleitores, o que fizeram, assim justificando o salário que recebem. Pelo menos na hora de pedirem votos outra vez.
Estudei, sim, para informar, mas vou ouvir o quê? Vereadores se protegendo, votando contra qualquer apuração de irregularidades? Ouvir vereador dizer "Zé Braz me dá dinheiro e faço o que ele manda mesmo!"? Será que é isso que devo informar depois de ouvir? Ouvir vereador dizer que fez doação de bicicletas para creches fazerem rifas?
Será que justifiquei, então, minha indignação com esta covardia dos vereadores? Justifiquei meu interesse?

2 comentários:

Anônimo disse...

No site Excelências do Transparência Brasil tem uma tabela que mostra claramente como é difícil conseguir informação das casas legislativas brasileiras.

Anônimo disse...

Uai... eu entendi perfeitamente o que ele escreveu...