quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DE NOVO??? ERA SÓ O QUE FALTAVA!

**"CAPINA" COM VENENO
Elias 21 agosto, 2008 22:20
Após cessada, grande polêmica na cidade, sobre a "capina" de ruas e canteiros com veneno, várias reclamações, novamente acontecem.Uma moradora do bairro Florestal, um do Primavera e um do São Cristovão disseram que “funcionários, auxiliados por carros do Demsur estão pulverizando um produto mal cheiroso. Contudo, questionados sobre qual seria o nome disseram não ter conhecimento”.A preocupação é que o produto possa causar mal também às pessoas que, são expostas ao mau cheiro que invade as residências.

Após um tempo, será possível que fariam isto de novo? Não duvido nada!
Com o tempo deste jeito, seco, causando problemas respiratórios e alégicos, aplicar a "capina química", que é proibida, seria o cúmulo do absurdo. Mas pelo visto, as leis aqui são muito pouco respeitadas. Parece que alguém precisa ser exemplarmente punido para que sirva de exemplo. Será?
Vou lembrar que já falei deste assunto aqui neste blog, inclusive recebi comentários interessantes e que abonam a posição mais sensata: contra a capina química. Um deles vou publicar aqui, de novo e acho que não preciso dizer mais:
Olá Flo,
Estamos encontrando o mesmo problema em Santo André SP.Entramos em contato com a Anvisa que nos respondeu o seguinte:A aplicação de qualquer agrotóxico em área urbana ('capina química') não é permitida no país.
“Modalidade de emprego: aplicação em margens de rodovias e ferrovias, áreas sob a rede de transmissão elétrica, pátios industriais, oleodutos e aceiros”.Donde se nota que sua aplicação nas ruas ou em qualquer área urbana não está inclusa na modalidade de emprego, e portanto não autorizada. As monografias da Anvisa têm força de norma e são dispositivos legais, tendo sido publicadas através da RDC nº 165, de 29 de agosto de 2003.
Cada monografia de agrotóxico pode ser acessada em http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/monografias/index.htm. Além do exemplo já citado (glifosato), há outros, como o herbicida imazapir, cuja monografia pode ser acessada em http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/monografias/i012.pdf (ver item “l” - uso não agrícola). Note que a capina química em ambiente urbano não está autorizada (portanto é proibida).
Atenciosamente,
Gerência Geral de Toxicologia - GGTOX
Tel (61) 3448-6202/6203
No nosso blog também estamos denunciando o uso deste produto.
http://amigosdoparquecentral.blogspot.com
Se vc achar necessário podemos enviar mais informações sobre o Roundup.
Abraços e conte conosco.

Nenhum comentário: