quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Agora, sim, vereador pode ser multado

O Ministério Público apresentou, no último dia 12, representação eleitoral por divulgação de propaganda irregular na imprensa escrita. A representação pede punição (multa) ao vereador Paulo Varella (DEM) e dois jornais da cidade: Gazeta de Muriaé e Folha do Sudeste. O vereador teve "coluna com matéria paga" publicada nestes dois veículos com o seguinte título: "Justiça absolve vereador Paulo Varella de acusações".
Os motivos que levaram o MP a representar contra eles, segundo informações obtidas no próprio Ministério Público:
- A matéria é paga e não traz legenda ou assinatura;
- Não condiz com a verdade, uma vez que não houve absolvição e isto causa impressões artificiais na opinião pública.


Na semana passada, este mesmo vereador me ligou para dizer que uma postagem deste blog não condizia com a verdade. Pois bem, eu disse, concedo ao senhor o mesmo espaço para o direito de resposta, o qual ele ainda não enviou. Agora mais uma notícia aparece sobre o mesmo vereador. E soube, também, que este havia pedido a uma rádio que não desse tanta notícia sobre ele. Ora, senhor vereador, é fácil: é só parar de ser notícia!
Eu concordo que a vida pregressa de candidatos deveria contar para alguem poder ou não se candidatar. Este, por exemplo, está sendo processado por faudes em sua gestão de Presidente da Cãmara Municipal.
Mas em Belo Horizonte aconteceu alguma coisa (que não sei o quê) que fez os magistrados pedirem o trancamento do processo. Seria isso tráfico de influência? Não! Não acredito nisso, não. Prefiro pensar que o vereador é totalmente inocente...
Ah, só para não me esquecer: desta vez não foi só com o vereador. E, para falar a verdade, torço para que isto sirva como lição, para que os jornais de Muriaé trabalhem de verdade, façam suas notícias, em vez de "venderem" verdades ou mentiras por quaisquer R$ 50,00.
Quem dera estas punições se extendessem além de época eleitoral. Aí poderíamos acreditar nas coisas que lemos nos jornais...

Nenhum comentário: