quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quanto orgulho destes vereadores...

**O candidato a vereador Paulo Varella-DEM teve seu nome considerado inapto pela Justiça Eleitoral. O motivo de acordo com o Cartório Eleitoral é o fato de o candidato não ter votado em pleito anterior e, portanto, não está em dia com a Justiça Eleitoral.Ao candidato, no entanto, cabe o direito de defesa no processo de impugnação, desde que faça em tempo hábil.Paulo Varella sofreu, há alguns dias, multa pela Justiça Eleitoral, por propaganda irregular, em veículo não autorizado perante a lei.
Ao que parece... "Este ano não ser igual àquele que passou"...


** http://www.eliasmuratori.com.br/

Sem comentários, hein, vereador! Processo criminal por irregularidades na presidência da Casa e agora, considerado inapto por não votar.
Não votar??????? Ah, tem mais: multado por propaganda irregular, também. Tsc, tsc...

Noite de caldos do Grupo Di Vida: CONVITE



Em breve, você vai conhecer um belo Projeto Di Vida!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Solução, sempre existe!

**O trabalhador rural e feirante, Jesus Muratori, de 68 anos de idade, morador da comunidade da Gameleira, distrito de Boa Família, Muriaé-MG, morreu em um violento atropelamento sobre a Ponte do Napoleão, região do Dornelas. De acordo com informações, a Jesus que estava de bicicleta (a qual usava para entregar produtos rurais na cidade, depois que vinha de ônibus de Boa Família), foi atingido por um caminhão que transporta minério, e que entrava na ponte. O motorista não teria visto o ciclista, e o corpo foi arrastado por cerca de 5 metros e a bicicleta por mais 10 metros sobre a ponte. O trânsito no local está confuso, devido a construção de uma outra ponte na área, a qual vai permitir a desativação desta antiga ponte. No ano passado uma professora morreu da mesma forma sobre a Ponte do Napoleão. Foi atropelada por um caminhão.
Fotos:ptec38drpcmuriaé

** http://www.silvanalves.blogspot.com

É o trânsito em Muriaé...
Mas pensemos bem: faz sentido uma cidade de 100 mil habitantes ter um trânsito tão caótico? A meu ver, não. E creio que para muita gente também não deve fazer sentido. Mas enquanto nosso Plano Diretor não for efetivo, enquanto não pensarmos em trânsito, educação, saúde, e todos os assuntos que dependem de política como tal, não saberemos reivindicar.
E não haveria hora melhor do que esta: as eleições. Hora de cobrar de quem prometeu e não fez, cobrar de quem nem prometeu nem fez e ficar de olho nas novas promessas. Ainda é tempo.
Só não podemos deixar que pessoas morram em acidentes que poderiam ser evitados. Só nesta ponte morreram duas pessoas em um ano!


terça-feira, 22 de julho de 2008

Será que eles se reelegem?

**AUDIÊNCIA CRIMINAL
Elias 21 julho, 2008 20:13

A audiência do vereador Paulo Varella-DEM que iniciou na tarde desta segunda-21, na Vara Criminal de Muriaé, não foi concluída.De acordo com a acessória do Dr. Múcio Monteiro da Cunha Magalhães Junior - Juiz de Direito, "não houve tempo suficiente para ouvir todas as pessoas envolvidas e uma nova data será marcada, para que todos sejam argüidos".


**http://www.eliasmuratori.com.br/

Tento não usar adjetivos para isso, mas é difícil: dez, dos 11 atuais vereadores, são candidatos a reeleição. O primeiro, áliás, a começar sua propaganda foi o vereador Paulo Varella. Este mesmo que, se a justiça não fosse tão lenta, poderia ter perdido seu mandato e sua elegibilidade por falta de decoro, no mínimo.
Certa vez este mesmo vereador me disse, em entrevista, ser esta "a melhor formação que a casa teve, em todos os tempos". Palavras dele!
Se eu gostasse de apostar e se a eleição tivesse lógica, apostaria que poucos deles serão reeleitos. Muito poucos!



domingo, 20 de julho de 2008

Esta empresa é imbatível!

Empresa de transporte público de Muriaé perde licitação
MGTV/Megaminas.com


A 3ª Vara Cível de Muriaé anulou a licitação, realizada no ano passado, que escolheu uma empresa local para operar o transporte urbano da cidade. De acordo com a decisão da Justiça, a licitação não obedeceu ao princípio de isonomia, previsto na Constituição. O coordenador da Comissão de Licitação informou que a Prefeitura ainda não foi notificada. Da decisão cabe recurso.

Ainda esta semana o Jornal Diário de Muriaé publicou matéria na qual a empresa, a prefeitura e os advogados dizem não terem sido notificados e dizendo que trata-se de um mandado de segurança impetrado por uma outra empresa que nem participou da licitação... (me parece irreal demais!)
Vale lembrar que esta empresa, extra oficialmente, sempre foi alvo de dúvidas, por muitos anos. A dúvida é: será que a empresa é mesmo do prefeito?
Ainda efetua o serviço há tantos anos em Muria´´e sem nunca ter participado de uma licitação. Não havia contrato entre a empresa e o município.
Um outro fato relevante sobre a empresa: um vereador que é diretor da empresa poderia assinar, como presidente da Câmara Municipal, autorizar um aumento no preço das passagens.
Diante de tantos fatos obscuros, quando uma notícia destas aparece, é muito fácil de acreditar, infelizmente. Mesmo que não haja punição cabível para tal delito, pode ser que tudo isso simplesmente desapareça e dê em nada.
Não seria isto um absurdo?

sábado, 19 de julho de 2008

Em outros lugares as coisas acontecem...

Ribeirão Bonito aprova a Lei de Metas

Ribeirão Bonito seguiu o exemplo da Câmara de São Paulo quando por unanimidade, os 54 vereadores presentes aprovaram a Lei de metas para o município. Em síntese, a lei aprovada nos dois casos, de São Paulo e Ribeirão Bonito propõe que:

O Executivo terá 90 dias para apresentar o proposta de governo com detalhes de planejamento e metas a serem cumpridas por bairros ou sub-prefeituras.

O projeto ainda prevê que o plano de Metas deverá ser amplamente divulgado e discutido com a população e seus indicadores de desempenho do orçamento e execução das ações deverão ser divulgados semestralmente permitindo um acompanhamento e transparência pelos munícipes.

O projeto de Ribeirão Bonito foi do vereador Branco e o da cidade de SP foi proposto pelo Movimento Nossa SP coordenado por Oded Grajev que pertence tambem ao Instituto Ethos.

A Câmara de Cuiabá também aprovou a sua Lei de Metas e outras cidades estão se antecipando e colocando o projeto da Lei de Metas em votação. Dessa forma, vamos avançando na democracia.

Lembro que Ribeirão Bonito conta com a Amigos Associados de Ribeirão Bonito, AMARRIBO, uma ONG que participa, não só naquela cidade, de processos que envolvem ou deveriam envolver a população, por direito.
Aqui em Muriaé, como em muitos outros lugares, estes processos ficam apenas nas mãos e no conhecimento de pessoas com interesse direto em seu resultado, o que não é nada democrático.
E a cidade ainda conta com uma turma muito bem organizada para fazer praticamente nada: são 11 vereadores...
A alusão ao trabalho destes faço em razão do Plano Diretor do Município que, depois de pronto, não sofreu nenhum ajuste, não recebeu nem uma lei complementar. Isso mostra o quão interessados em direcionar e organizar o crescimento da cidade eles estão...



Cuidado com as palavras, por favor!

A corrida eleitoral está começando a se desenhar e os nervos já paracem estar à flor da pele.
Mas gostaria de pedir, outra vez, que os amigos leitores deste blog (e de qualquer outro) tenham cuidado ao se expressarem.
Cuidado com as palavras que usam e com seu tom.
Não acredito que ofensas pessoais sejam a melhor maneira de "atacar" um adversário político.
Portanto, volto a dizer que comentários ofensivos não serão publicados neste blog.
Se querem discordar de minhas opiniões, que o façam. Mas que o façam com dignidade e respeito, porque tenho certeza de que qualquer um gosta de ser respeitado...

sexta-feira, 18 de julho de 2008

É um comentário que recebi...

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Outro mal entendido...":

"-Alô, Alô meu povo!Vai ter eleições denovo
Escolha seu candidato certo
Não vote nesses políticosCaô, Caô!
Cuidado malandro!É tudo time do "H"
Ele subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça
Foi lá na tendinhaBebeu cachaça
Até bagulho fumou
Jantou no meu barracão
E lá usou
Lata de goiabada como prato
Eu logo percebi
É mais um candidato
Para a próxima eleição

Ah! E lá usou!
Lata de goiabada como prato
Eu logo percebi
É mais um candidato
Para a próxima eleição...

Eeeeeeeeeeeeh!
Ele fez questão
De beber água da chuva
Foi lá no terreiro Pedir ajuda
E bateu cabeça no gongá
Mas ele não se deu bem
Porque o guia que tava incorporado
Disse esse político é safado
Cuidado na hora de votar...
Também disse:Meu irmão se liga
No que eu vou lhe dizer
Hoje ele pede seu voto
Amanhã manda a polícia lhe bater
Podes crer!
Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer
Hoje ele pede seu voto
Amanha manda a polícia lhe bater...

Essa letra do Mestre Bezerra da Silva lembra algum candidato que a população muriaeense conhece?

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Parece que o Ministério Público trabalha...

Promotor pede impugnação das candidaturas de Sílvio Aguiar e Josefino

JANUÁRIA – Tolerância zero com irregularidades de qualquer tipo e candidatos com ficha suja legou o Ministério Público Eleitoral de Januária a impugnar cinco candidatos às eleições municipais deste ano. O promotor eleitoral Felipe Gomes de Araújo impugnou as candidaturas do prefeito Sílvio Aguiar (PMDB), que concorre à reeleição, e do ex-prefeito Josefino Viana (PP). Viana foi impugnado pela rejeição de suas contas pelo TCU e o elevado número de processos a que responde na Justiça comum. Em maio de 2006 ele foi preso pela Polícia Federal durante a "Operação Grande Sertão Veredas", juntamente com o ex-secretário municipal de Finanças, Fabrício Viana de Aquino e o empresário Carlos Alberto de Almeida, que fornecia notas fiscais frias à Prefeitura de Januária.

No caso de Sílvio, o MP alega que ele deveria ter se desincompatibilizado co cargo quatro meses antes das eleições. Aguiar é concessionário de serviço público explorado por sua empresa de transporte. É que antes de tirar a sorte grande que o colocou no comando do município, Aguiar ganhava a vida como dono de uma empresa de ônibus.


Fábio Oliva
Jornalista - Mtb 09423 JP/MG


Em Januária e região as coisas acontecem mais facilmente, ou mais adequadamente...
E esta notícia, não sei porque, me parece ter algo de familiar com alguns políticos de Muriaé. Não exatamente prefeitos ou candidatos, mas que parece, parece!
A diferença é que aqui não tem havido punição, pelo menos para que todos vejam e saibam e para que os "culpados" percam pelo menos seu direito (que não é nada direito) de continuar a cometer as mesmas ilicitudes...
Parece até que vivemos no tempo em que um funcionário público como promotor, delegado, juiz tinha medo de tomar qualquer medida que fosse contra os interesses dos mandantes pois isso poderia transferí-lo para um lugar bem longe e indesejado...

terça-feira, 15 de julho de 2008

Sem comentário (com comentário...)

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Resultado da enquente do blog":

Você é um enjoado... Contra o asfalto? Você é louco? Ninguém é contra o asfalto! Você é do contra, isso sim! Um jacaré do papo amarelo! ASFALTO É PROGRESSO! QUAL CAPITAL DE ESTADO OU QUAL CIDADE METROPOLITANA QUE TEM RUAS DE CALÇAMENTO? Cai na real rapaz!

Bem, diante de um comentário destes tenho que me manifestar.
Mas deixo bem claro que não vou escondê-los, não. Vou postar todos. Até porque tamanha falta de informação e ataque pessoal definitivamente não me fazem parar ou mudar de idéia.
Mas faça o seguinte: pesquise, como eu fiz, e verá que não falo besteira, quando digo que este calçamento que temos é melhor do que o asfalto em muitos aspectos. Vai perceber que exatamente nenhuma capital ou cidade metropolitana tem o mesmo clima, a mesma qualidade de vida que tinha antes deste "progresso" que teima em ignorar as consequências.
Mas se mesmo assim você não se convencer nem de que tenho direito a dar minha opinião sem ter que ser do outro partido, amigo, então fazer o quê, né?
Você é somente mais um e eu também. Se você diz que sou do contra, quer dizer que sou contra o que você acha certo. Então se defendo o Meio Ambiente, quer dizer que o seu negócio é atacá-lo?
Tsc tsc...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Eu não esqueci!

Amigos do Parque Central disse...
Olá Flo,
Estamos encontrando o mesmo problema em Santo André SP.Entramos em contato com a Anvisa que nos respondeu o seguinte:A aplicação de qualquer agrotóxico em área urbana ('capina química') não é permitida no país.
A monografia do agrotóxico citado (roundup, glifosato) pode ser consultada no endereço eletrônico http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/monografias/g01.pdf, onde o item ‘m’ (uso não agrícola) descreve:
“Modalidade de emprego: aplicação em margens de rodovias e ferrovias, áreas sob a rede de transmissão elétrica, pátios industriais, oleodutos e aceiros”.Donde se nota que sua aplicação nas ruas ou em qualquer área urbana não está inclusa na modalidade de emprego, e portanto não autorizada. As monografias da Anvisa têm força de norma e são dispositivos legais, tendo sido publicadas através da RDC nº 165, de 29 de agosto de 2003.
Cada monografia de agrotóxico pode ser acessada em http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/monografias/index.htm. Além do exemplo já citado (glifosato), há outros, como o herbicida imazapir, cuja monografia pode ser acessada em http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/monografias/i012.pdf (ver item “l” - uso não agrícola). Note que a capina química em ambiente urbano não está autorizada (portanto é proibida).
Atenciosamente,
Gerência Geral de Toxicologia - GGTOX
Tel (61) 3448-6202/6203
No nosso blog também estamos denunciando o uso deste produto.
Se vc achar necessário podemos enviar mais informações sobre o Roundup.
Abraços e conte conosco.
Bem, eu não me esqueci, muita gente daqui também não e ainda ganhamos apoio de longe...
É vergonhoso que administração e/ou responsáveis por uma atitude como esta, da capina química, façam acontecer isto em Muriaé e ninguém, nem o IEF, nem a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, nem o Ministério Público façam NADA!
Agora, depois de tanto tempo, quase aposto que se apelarmos a algum destes órgãos obteremos a resposta de que não há provas...
Na minha opinião, pura falta de vontade ou medo! Mas, resumindo, é uma vergonha!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

RESPOSTA

Alessandro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Outro mal entendido...":

vendo aqui a postagem do Vital, e a resposta do Floriano, minha humilde opiniao, é que o Zé Braz tambem está fazendo obras nos distritos, sao mais de 20 pontes e patrolamento e emssaibramento das estradas, estou com o Vital e concordo, que vc Flo está enfim, vendo as coisas com mais atençao e menos tendencia politica. vlw abraço. Saudaçoes Rubro Negras

Caro Alessandro,
apesar de ter adorado as saudações rubro negras, sinto por te decepcionar e ao Vital também. Minhas considerações não deixaram de ser políticas, não, porque acredito que todas as decisões importantes que envolvem a sociedade são obrigatoriamente políticas. O que não sou, e nunca fui, como se enganam muitos, é partidário. Isto me reservo de não ser, justamente para observar qualquer administração de fora, sem estar envolvido. Prefiro assim.
Mas nas postagens de hoje acho que vai poder ver minha opinião a respeito disso, mais de uma vez.
A cidade pode estar fisicamente melhor, sim, mas será que isto é o máximo, o melhor que uma administração pode oferecer a sua população? E olhemos bem, quem mais precisa das escolhas da administração é quase sempre a população de renda e escolaridade mais baixa. Então, será que está tudo certo no processo todo???

Parabéns, Ministério Público!


Ministério Público e Justiça obrigam prefeito de Salinas a ajudar a APAE

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais e o Poder Judiciário colocaram fim ao descaso e à omissão do prefeito José Antônio Prates (PTB) em relação às crianças atendidas pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Salinas. Ação civil pública proposta pelo Promotor de Justiça Vinícius Alcântara Galvão obteve guarida do Juiz de Direito Evandro Cangussu Melo e, mesmo a contragosto, Zé Prates, que se intitula “pai das criancinhas” foi obrigado a prover atendimento fisioterápico, em todos os dias da semana, nos períodos matutino e vespertino.
De acordo com a liminar, Zé Prates também ficou obrigado a oferecer serviços de assistência social, neurológica e odontológica às crianças e adolescentes excepcionais, “com estabelecimento de absoluta prioridade, fornecendo o município, se preciso, atendimento fora do domicílio, com despesas pagas e acompanhamentos necessários”. O prefeito também foi obrigado a prover o transporte dos excepcionais, toda vez que a Kombi da APAE se mostrar insuficiente. Eles deverão ser buscados em casa, em veículos da Prefeitura, tanto para ir às aulas, quanto para todos os atendimentos realizados no âmbito da entidade ou qualquer outro serviço médico, fisioterápico, odontológico e assistencial. O juiz determinou ainda que não haja interrupção no repasse de R$ 4 mil por mês que a Prefeitura faz à APAE.
Caso o prefeito Zé Prates descumpra a liminar, ele responderá solidariamente com a Prefeitura pelo pagamento de multa que o juiz Evandro Cangussu Melo fixou em R$ 3 mil para cada comunicação feita pela APAE. O dinheiro da multa será revertido ao Fundo Municipal ou Estadual da Infância e da Adolescência.
PROPAGANDA - Zé Prates foi denunciado ao Ministério Público Eleitoral por propaganda extemporânea. Ele é acusado de utilizar indevidamente recursos da Prefeitura de Salinas para produzir milhares de panfletos em que exibe fotografias de algumas obras realizadas em sua administração. A propaganda política com dinheiro público e fora do prazo permitido pela legislação eleitoral pode ser punida pela Justiça Eleitoral com multa que varia de 20 mil a 50 mil Ufirs.
Prefeito deixou crianças 2 anos sem fisioterapia

A ação civil pública foi proposta com base em um ofício assinado por várias pessoas e enviado do Ministério Público pela APAE. O documento explicava que por falta de recursos, e principalmente por ausência de atendimento nas áreas de saúde e assistência social, “em virtude da omissão do Executivo de Salinas”, as crianças atendidas pela entidade vinham enfrentando dificuldades.
O ofício que sensibilizou o MP e o Judiciário explicava que a APAE atende a 424 pessoas, sendo 162 matriculadas em sua escola. Elas apresentam vários tipos de deficiência. As mais comuns são auditiva, física, mental, dificuldades de aprendizagem, motora, múltipla, paralisia cerebral, baixa visão, físicas, síndromes, distúrbios de conduta e autismo, entre outras.
Segundo a APAE, nas gestões anteriores, desde a sua fundação, além de subvenção mensal, que dava para pagar os servidores, a Prefeitura de Salinas arcava com as despesas de aluguel, água, luz e combustível para o transporte escolar. Desde a posse de Zé Prates, a entidade passou a receber apenas R$ 4 mil, assim mesmo durante apenas 11 meses por ano, e com atraso. A quantia, de acordo com a entidade, era insuficiente para pagar servidores, aluguel, água, luz e combustível.
No ofício encaminhado ao Ministério Público, a entidade revelou que “as pessoas atendidas na APAE, na escola e pelos serviços de saúde, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia não estão recebendo a assistência necessária para o desenvolvimento, reabilitação e aprendizagem, devido à restrição e consumo do combustível, causando infreqüência, limitando os necessitados de utilizar os serviços disponíveis na instituição”.
Por longo período, desde a posse de Zé Prates, em 2005, as crianças atendidas pela APAE ficaram sem fisioterapia. “O serviço de fisioterapia reiniciou no mês de março de 2007, depois de dois anos e três meses sem atendimento”, revela o ofício enviado ao MP.
Acho que merece pouco comentário... Isto existe, acontece em qualquer lugar, infelizmente. O que falta é que nós mesmos nos sintamos na obrigação de denunciar tudo o que não pode ser, apesar de ser tido sempre como radical, invejoso e outros adjetivos que ignoro.
Este é mais um dos casos em que se comprova o que eu disse: houve denúncia, investigação e atitude. Amim, parece uma fórmula simples.

É! Como me disse um comentarista ontem, devemos mesmo "abrir os olhos"!

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Outro mal entendido...":

Putz... nesta cidade ainda tem gente que associa obras ao progresso. O povinho daí está meio atrasado. Só pra refrescar a memória de alguns, hoje o progresso e a eficiência de uma administração se mede pela transparência de suas contas e pela concordância da população - através da participação - com as melhorias que precisam ser feitas. Pelo que notei vocês vivem numa plutocracia, onde o poder é exercido pelos mais ricos. Tomem cuidado, porque os ricos são minoria e raramente se interessam em fazer as coisas realmente necessárias. Hoje o Brasil inteiro está em obras e isto nem sempre é mérito do prefeito, mas do Governo Federal e do excelente momento em que o país atravessa. Querem saber de progresso? É só olhar o IDH da sua cidade. Veja e compare em relação aos seus vizinhos. Se o prefeito aí for bom mesmo, o IDH de você estará lá em cima. E a qualidade de vida? Quanto tempo vocês perdem em filas em engarrafamentos? Isto também conta... as palavras obra e progresso por sí só não dizem coisa alguma. Acorda gente. Outra coisa: um prefeito com 84 anos querendo se reeleger. Isto está me parecendo meio deslumbre com o poder. Mesmo que o cara tenha feito um excelente governo no primeiro mandato não quer dizer que ele vá repetir a dose. Às vezes é bom pensar em algumas coisas. Provavelmente quem vai ficar na administração é o vice, já que ninguém é eterno. A reeleição sempre foi e será furada. Vejam o caso do Bush, do Fernando Henrique - que inventou esta praga...

Pois é, como disse este leitor: obras simplesmente não significam progresso. E como eu disse ontem, ainda pode ser um criadouro de corruptos. Por mais que o prefeito seja um indivíduo extremamente detalhista e gosta de fazer tudo sozinho, ou melhor, mandar sozinho.
Repito também: será que não há obras necessárias deixando de ser feitas justamente porque não serão vistas?
É hora de abrir mesmo os olhos e olhar um pouco mais amplamente, deixar de ver só as obras como medidor da competência administrativa. As obras, repito, me agradam (algumas). Por exemplo, a Praça Coronel Pacheco de Medeiros, a pracinha da Prefeitura, ficou muito bonita, pintada de verde, coisa barata, e com o Paço restaurado.
Mas isso não pode apagar qualquer erro que, porventura, ocorra, pode?



quarta-feira, 2 de julho de 2008

Outro mal entendido...

Gerson Vital deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Qualquer semelhança é pura semelhança!":
Ja ta melhorando, o autor do blog ja até admite que nunca se viu tantas obras em Muriaé.Parabens Flo, nunca é tarde para se abrir os olhos, e perceber que Muriaé agora está e continuará rumo ao Progresso.
Publicar este comentário.

Admitir? Perdão, meu caro, não é preciso admitir isso. Está na cara (nas ruas, nas calçadas...)!
Mas pelo visto você não leu toda minha opinião. Para ser bem sincero, acredito pouco em políticos (sim na política) e principalmente em grandes empresários que de repente entram para a política. E ainda preparam todas as gerações da família para a manutenção do poder.
E quanto a obras, um amigo ontem me disse que vota no prefeito e que seu critério para a escolha do voto é "o tanto de obras que se vê pela cidade".
Será que todas elas são realmente essenciais? Será que justamente onde "não vemos", como os distritos e as periferias, por exemplo, não precisariam de obras mais baratas e no entanto mais importantes?
Aí, sim, eu elogiaria...



terça-feira, 1 de julho de 2008

Qualquer semelhança é pura semelhança!

Tribunal de Contas apura irregularidades
na gestão de ex-prefeito de Porteirinha


**Auditoria realizada nas contas da Prefeitura de Porteirinha levou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) a instaurar várias tomadas de contas especiais referentes à administração do ex-prefeito Juracy Freire Martins (PP). O município de 36.864 habitantes fica no Norte de Minas, uma das regiões mais pobres do Estado, a 582 Km de Belo Horizonte. Uma das tomadas de contas, autuada sob o nº. 721.140, apura irregularidades na concessão de aposentadorias e outros benefícios a diversos funcionários municipais. Em abril deste ano a Prefeitura teve que remeter ao TCEMG cópias das folhas de pagamentos relativas aos exercícios de 2001 a 2003, microfilmagem dos cheques emitidos em 2004, notas de empenho e notas fiscais de 2001 a 2003 e planilha contendo informações relativas à contratação de profissionais da saúde.

Engenheiros do Tribunal de Contas também iniciaram em março deste ano tomada de contas relativa às contratações de obras e serviços de engenharia do período de janeiro de 2001 a dezembro de 2004. Duas empresas, velhas conhecidas da Polícia Federal e da Procuradoria da República em Montes Claros, foram contratadas na administração de Juracy Freire Martins. A Radier Construtora, que participou de fraudes a licitação em Montalvânia e outros municípios, foi contratada para construir o Posto de Saúde de Angicos. Já a Construtora Norte Vale foi contratada para construir o Posto de Saúde do Bairro Eldorado e para pavimentar ruas e avenidas.

Os engenheiros encarregados da fiscalização requisitaram à Prefeitura de Porteirinha cópia dos convênios, processos licitatórios, comprovações de pagamentos, notas de empenho e notas fiscais. Entre as obras objeto de investigação estão ainda a construção de três reservatórios e do sistema de abastecimento de água de Pageú. O sistema de esgotamento sanitário de Paciência, Mocambinho e zona urbana, e a implantação de rede de abastecimento de água na zona urbana, Jatobá, Tamboril e Furadão também estão sob apuração.

Ao todo, 21 obras estão na mira dos engenheiros do TCEMG. Entre elas a construção do salão comunitário Boi de Angélica, Mucambo e Miguelzinho; a implantação do sistema de abastecimento de água de Penhoral, Malhada, Miguelzinho e Brejo Seco; a construção do Ginásio Poliesportivo do Bairro Eldorado; e a passagem de água do Distrito de Paciência. As obras de reforma do Parque de Exposições também serão alcançadas pela tomada de contas especial.

**Fonte: Jornal Folha do Norte
Fábio Oliva - MTb 09423 JP/MG

Chega a ser engraçado como as coisas se parecem. Não é nada engraçado o que acontece, mas as coincidências, sim.

Aqui, e, Muriaé, de fato, há muito não se vê tantas obras. E isto é, sim, motivo de preocupação. É dinheiro público, que costuma ser tido como "de ninguém", e é nas obras onde mais se vê desvio de dinheiro. Não estou, quero deixar claro, atacando a "pessoa" do sr. José Braz, mas a prefeitura está sob seu comando. E do modo como fazem e nos passam as coisas, nos permitem várias críticas, até desconfianças.

Mas por que então que não se vê o Ministério Público investigar a fundo e mostrar os resultados de suas investigações? Por que estas denúncias não chegam aos tribunais responsáveis por esta fiscalização? Por que um blog faz perguntas ao prefeito, via assessoria, e quase quatro meses depois ainda não obtem respostas?

Acho que, para quem quer se eleger ou se reeleger, transparência é fundamental. E deixar certas questões respondidas, também...