quarta-feira, 19 de março de 2008

O NAC será meio salvo. Mas o Paulistano...




"NAC: ACORDO ALINHAVADOElias 18 março, 2008 11:11
Segundo informou o promotor Fabio Rodrigues Lauriano a este repórter, um acordo esta´ sendo formalizado acordo entre as partes envolvidas na questao NAC. De acordo com o promotor esta´ sendo formada uma comissão de 7 membros com representantes da atual diretoria, ex-diretores, MP e grupo Salles para gerir todo o processo de construção do novo estádio. As obras deverão iniciar ao mesmo tempo, tão logo seja concluído o processo de venda do Soares de Azevedo.
Outra comissão com 13 membros (Conselho Fiscal) tambem com representantes de todas as partes esta´ esboçada. Ainda como parte da proposta do MP, um perito acompanhara´ regularmente todo o processo de construção, assegurando que o dinheiro seja inteiramente aplicado nesse fim.
Fabio acredita que na semana que vem mais uma reunião poderá ser realizada para as assinaturas e posterior homologação do documento perante a Justiça."
http://www.eliasmuratori.com.br/



É! se isso aí que está escrito realente acontecer, até que não será muito ruim.

Mas o "campo do NAC", o que havia, não voltará. Assim como não teve nem a chance de alguma discussão sobre seu destino o saudoso "campo do Paulistano". Fazem parte de minha infância aquele campo. Me lembro perfeitamente de tudo: auqela entrada sem roleta; nós na tela do campo, muito perto do jogo, dos jogadores; a estátua do índio que nos parecia enorme pelo nosso tamanho; as arquibancadas; auqle barzinho no canto; o bambuzal no fundo do campo; a casinha da rádio...

Há pouco tempo ouvi nas ruas que realmente haveria o Paulistano novamente. Sabe quando? Nunca! Eu digo, porque para mim e para quem mais viveu com auqele estádio, ele não era só uma construção, que pode ser refeita. Ele era nossas lembranças e um algo mais.

Foi derrubado e construída ali uma praça. Me lembro que diziam que o principal motivo de tirar dali o campo era o ponto de uso de drogas em que havia se transformado o lugar. Diziam as pessoas mais velhas do que eu, que eram muitas, na época.

Aí o ponto foi trocado, realmente. Em vez de acontecer no campo, agora acontece em praça pública, e não se intimida nem com um posto policial na praça. Sobre isso acho que foi escolhido um objetivo errado. Mas, enfim, agora já era.

Mas quanto a outra perda, neste mesmo caso, a perda de nosso patrimônio histórico, isto já acontece há muito tempo e continua acontecendo. Mas a corrida imobiliária nesta cidade atualmente tem acelerado este processo.

É uma pena que as autoridades não cuidem de nosso patrimônio, de nossa história, que é nossa cultura. É engraçado que alguns brasileiros viajem à Europa. O que visitam lá? A maioria de pontos turísticos são muito antigos, preservados. Museus, igrejas, castelos... Aí voltam os brasileiros e derrubam suas casas históricas para construir novos prédios...

Então sei que não só nossos políticos, mas somos todos responsáveis por isso, também. Mas acho que com as eleições deste ano teremos novas lideranças que pensem nisso, pelo menos. Mas faltam leis também, senhores vereadores! O Plano Diretor, elaborado em 2006, seu prazo limite, não foi acompanhado por mais que um dos vereadores. E as leis complementares? Não serão elaboradas?

Bem, meu papel de cidadão estou fazendo, ao cobrar de nossas autoridades um trabalho objetivo. Agora me resta esperar que atendam as minhas e as cobranças de todos que as fazem...

Será?

Nenhum comentário: