quarta-feira, 12 de março de 2008

Ah, esses vereadores... (parte II)

Questionei os vereadores sobre seu não comparecimento ao local do acidente na última quarta-feira, no Auto Posto F3, no bairro da Barra.
No dia do acidente, nos conformamos com a ausência de todos os nossos políticos. Primeiramente, todos os que falaram disseram não ter ficado sabendo a tempo de comparecer ao local. Inclusive o sr. prefeito, que, ao chegar ao local no dia seguinte, às 10 da manhã, disse não ter ficado sabendo no dia anterior por ter dormido cedo. Ora, sr. prefeito! O acidente aconteceu às 5:30 da tarde! Não há como dizer que dormiu antes disso...
E quanto aos vereadores, prefiro usar as palavras deles mesmos, porque além de não cumprirem seu papel responsavelmente, eles não entendem que a população não quer somente as leis que eles devem fazer, mas sua preocupação com o que se comprometem. O meio ambiente não é uma pauta para legislarem, simplesmente. Se há uma comissão de meio ambiente, não seria aquela, infelizmente, a oportunidade de trabalharem no assunto?
Bem, eles entendem assim:

"Os vereadores têm a incumbência de criar Leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo. As comissões da Câmara são montadas para averiguarem os atos do Prefeito e de seus secretários. Por Lei, elas não podem fiscalizar atos de empresas privadas ou particulares. As Comissões da Câmara existem para verificar fatos ocorridos com a finalidade de propor Lei sobre o assunto.
As comissões, principalmente a de Meio Ambiente, não podem propor Lei sobre o caso ocorrido no Posto localizado no bairro Barra, quando ocorreram chamas saindo dos bueiros, porque a competência para fazer Lei sobre segurança pública é do Estado e da União. No caso do Meio Ambiente, a competência é somente da União.
Mesmo assim, os vereadores Evil Mendonça e Paulo Varella estiveram visitando o local como cidadãos muriaeenses e fiscalizadores do povo para verificarem quais seriam os culpados. Lá chegando, encontraram no local o coordenador de Defesa Civil da Prefeitura, Fábio Almeida, que determinou que as possíveis deficiências havidas deveriam receber soluções pela FEAN – possíveis vazamentos de resíduos e deterioração da fauna e flora no Rio Muriaé.
Cumprindo seu papel de profissional do mundo da comunicação, Evil Mendonça relatou que enviou um carro de reportagem de seu programa na Rádio Muriaé, para que assim houvesse uma ampla e irrestrita cobertura do acontecimento, alertando aos demais proprietários de postos de combustível sobre os cuidados necessários."


De fato, parece que os senhores e senhora vereadores desta comissão não estão aptos para trabalharem neste assunto. Ou somente comprovaram que não se preocupam, de fato, com os problemas enfrentados por seus eleitores.

Nenhum comentário: