sábado, 8 de março de 2008

eu não quero extinguir nenhuma espécie!













(Texto e fotos extraídos de ttp://www.ambientebrasil.com.br/)


"Palmito Juçara

O palmito juçara Euterpe edulis Martius é umas das palmeiras mais belas de toda a flora brasileira. Sua distribuição original ocorre do sul da Bahia até Misiones na Argentina. Também há registros da juçara em brejos próximo ao Distrito Federal.
Explorado intensamente a partir da década de 70, o palmito juçara encontra-se hoje sob o risco de extinção. Apesar da retirada sem a realização e a aprovação de um plano de manejo sustentado ser proibida por lei, a exploração predatória tem avançado no país e quase todo o palmito juçara comercializado e exportado pelo Brasil atualmente é ilegal
O palmito leva mais de 7 anos para crescer até o tamanho de corte. Devido a super-exploração ilegal, juçaras muito pequenas já estão sendo cortadas (são os palmitos picados que você vê na pizza de palmito!), impedindo a regeneração natural das florestas.
À noite os palmiteiros entram na mata, cortam e carregam feixes de até 50 palmitos. Cada feixe representa uma árvore morta. Um palmiteiro pode cortar até 200 palmeiras por dia!
Para uma maior conscientização e preservação desta espécie sugere-se algumas considerações, como mostrar ao público o impacto do corte do palmito na Floresta Atlântica e seus riscos a saúde, quando preparado e consumido sem condições básicas de higiene (botulismo); elaboração e divulgação de campanhas de educação ambiental; criar um sistema de fiscalização efetivo nas Unidades de Conservação da Floresta Atlântica; incentivar planos de manejo do palmito em áreas particulares; fornecer alternativas de renda para a população tradicional e do entorno das Unidades de Conservação."

Por isso tudo aí, eu não compro mais palmito em minha casa. E sei que muitos vão dizer que é uma bobagem, porque não vou mudar a situação deixando de comprar palmito. Bem, não é assim que eu penso. E se algumas pessoas pensassem assim, como eu, já faríamos mais pela espécie, pela Mata Atlântica, por nós mesmos...
Pense você aí: se você também não comprar palmito, sua família também, seus amigos também... Imagine!
"You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one." (John Lennon)

Nenhum comentário: