sábado, 27 de dezembro de 2008

Outra vez...

Na última semana houve um deslizamento na região do bairro Aeroporto que cobriu uma casa

Ontem a noite, no mesmo bairro, uma casa foi soterrada deixando cinco vítimas, sendo duas fatais. Duas crianças, de 03 e 06 anos, dormiam quando o barranco desceu e cobriu a casa onde estavam com os avós. Estes permanecem internados, juntamente com a irmã de um dos meninos, que já foram sepultados esta tarde.
Apesar de todos os avisos dos Bombeiros para que as pessoas abandonassem casas em áreas de risco, muitas delas voltaram para suas casas, já que a Defesa Civil não fez mais que "dizer" que eram áreas de risco e que poderiam haver mais deslizamentos. 
Há opiniões divergentes no comando das operações, parecendo mais uma grande briga de egos.
Hoje pela manhã, estive com uma viatura dos bombeiros no local do acidente, onde toda a rua deve ser considerada área de extremo risco. Esperamos por mais de duas horas a chegada de alguém da Defesa Civil que, segundo informações, estavam fazendo seu horário de almoço, relegando a segundo plano uma situação de risco real. 
Segundo o ten. Patrick Gomes, comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, a área toda está condenada e deverá ser evacuada, proibindo-se o trânsito de veículos e de pedestres. Mas esta é uma incumbência da Defesa Civil, que tem o poder de demolir as residências que não podem mais ser ocupadas. Estas ações, que deveria ser continuadas_mas isto não aconteceu_poderiam ter evitado as duas mortes no local do desabamento, segundo o Tenente.
Na semana passada, achei louvável o que estava sendo feito pela Coordenadoria de Trabalho, divulgando todos os dia um boletim informativo. Elogiei também a atitude do Prefeito, que desta vez colocou caminhões próprios para ajudar na mudança de quem estava em áreas de alagamentos. Isto, depois de no ano passado, a prefeitura trer se mostrado completamente inoperante, demorando quatro dias após a água sair das casas para começar a limpeza das ruas.
Aí me pergunto: será que para cada situação nova teremos que vivenciá-las com problemas para na próxima vez aprendermos? Será que esperaremos mais mortes para que estas áreas sejam realmente evacuadas e as casas que precisam sejam demolidas? Será???


  

Um comentário:

Anônimo disse...

Quantos mais terão que morrer para que a "autoridades" digam a verdade ao povo e mandem desocupar as casas?