quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Era uma vez um Pau-brasil

A árvore de Pau-Brasil da Praça Cel. Pacheco de Medeiros, reverenciada pela atual administração, no dia do muriaeense no ano passado, foi cortada nessa segunda-29.
Após alguns telefonemas de amigos leitores querendo saber se eu tinha conhecimento dos motivos para a ação, fui, nesta manhã, à procura de respostas.
O engenheiro chefe do IEF, órgão responsável pela emissão das autorizações para corte, não foi encontrado. Segundo o atendente “ele está em diligência”.
O engenheiro florestal da prefeitura, também, não foi localizado, na secretaria municipal de agricultura e meio ambiente e nem pelo telefone.
Na sede da policia ambiental, Cabo Fabiano disse que não tinha conhecimento do corte, uma vez que “a ação da polícia só se dá a partir de alguma denúncia”, o que não foi o caso. Ninguém reclamou.
Comentário informal (em off) na sede do IEF: “o engenheiro da prefeitura esteve aqui ontem conversando com Valmir (chefe do IEF) e daqui mesmo ligou para os homens descerem para cortar a árvore. Parece que ela estava caindo”.
www.eliasmuratori.com.br


DE MINHA PARTE, SEM 

COMENTÁRIOS!




7 comentários:

Anônimo disse...

O corte de desta árvore representa, em níveis municipais, o que representou o assassinato de Chico Mendes, há 20 anos, para o Brasil. Por tudo o que fez pelo município, o Chefe Orlando merece que pelo menos outras dez árvores sejam plantadas. Uma delas no mesmo lugar e, quem sabe, pelo próprio Chefe Orlando. Ao IEF caberia cassar a motosserra da prefeitura. Gente, vamos falar a verdade, o corte desta árvore é uma absurdo completo. Ninguém merece isto. Vá dizer que a árvore estava atrapalhando alguma coisa, mas isto foi um ato terrorista impetrado pelo próprio governo... porque a própria administração já tinha colocado a placa. Estranho, muito estranho. Só sei que não gostei do resultado e a vontade que tenho é de chorar. Tomara que esta seja a última árvore que a prefeitura corta em 2008.

Anônimo disse...

Nesse momento de profunda tristeza eu não tenho palavras e nem condições emocionais para digitar qualquer pensamento nesse comentário. Sou filho do Chefe Orlando que há 40 anos atrás plantou a primeira muda desse Pau Brasil em nossa cidade.

Vou correr atrás agora para tomar todas as atitudes contra esse crime e encontrar os verdadeiros culpados.

Agradeço a indignação do Floriano e do comentário anônimo publicado sobre a matéria.

Anônimo disse...

Nossa, eu nem conheço essa cidade, mas, pelo que vi esta situação é absurda. Eles cortam a árvore e ao lado ainda permanece a placa da própria prefeitura parabenizando o ato. Que total falta de respeito com a população, história e a própria palavra da administração empenhada.

Anônimo disse...

cadê o PAU BRASIL, cadê, cadê, oooooooooooooooooooooooooooooooo

denio disse...

Sem palavras .. e faço das palavras da Gabi as minhas, total falta de respeito com a população, história e a própria palavra da administração empenhada.

Espero que encontrem os verdadeiros culpados por esse ato terrorista.

Anônimo disse...

Gente eu ja fui escoteiro com o chefe Orlando que plantou essa arvore. Esse homem nunca foi politico, nem rico e nem empresário, mas foi para essa cidade um exemplo a ser seguido. Que triste ver a unica homenagem a ele ser decepada sem explicacoes

Estou indignadoooooooo

Quero ver o que vai dar

Anônimo disse...

Eu fui informada por um amigo meu sobre esse fato e não estou acreditando. Cheguei até imaginar que era mentira.

Floriano, corra atrás disso, nos dê um parecer sobre essa situação. Precisamos saber o que realmente aconteceu e nada melhor que um jornalista como você para nos trazer a verdade.

Parebéns pelo blog

Valdete