sexta-feira, 25 de abril de 2008

Organismo em mau funcionamento!

Há poucas semanas a prefeitura comemorou a inauguração de duas estações de tratamento de esgoto (ETE), uma no bairro Safira e a outra no bairro José Cirilo.
As obras são realmente importantes e com elas a cidade atinge 30% do seu esgoto tratado. uma coisa, entretanto, apesar da festa feita para as inaugurações, salta aos olhos: a estação do Safira, por exemplo, vai tratar o esgoto produzido nos bairros João XXIII, Safira e adjacências. Mas onde é que vai ser jogado o esgoto depois de tratado? No córrego que corta a rua Santa Rita. Então, até chegar ao rio Muriaé, este esgoto que já foi tratado vai recolher os detritos produzidos pela região da rua Santa Rita inteira, Av. Constantino Pinto e Armação, chegando ao rio sujo de novo.
Seria, então, possível dizer que apesar de importante, esta obra é um desperdício de dinheiro público? De certa forma, sim. Porque as ações não são integradas? É o que deveria ser feito. Alias, é o que o diz o Plano Diretor, entre muitas outras coisas.
O plano diretor, inclusive, é disponibilizado pela prefeitura em seu site (http://www.muriae.mg.gov.br/planolei337706.pdf). Mas se lermos, vamos ver que foi mais uma ação “para cumprir legislação”, às pressas. Só foi feito porque era obrigatório. vale lembrar que o governo federal deu prazo até outubro de 2006 para as cidades elaborarem seus planos e quase todas só o fizeram no final do prazo.
Em muriaé, houve muito pouca participação inclusive da própria população. Mas me lembro bem que dos políticos também. o então presidente da câmara municipal foi convidado para um programa de debates que eu produzia na TV local. Sua sugestão foi que eu não convidasse políticos para falar deste assunto. e me lembro que apenas um, dos 11 vereadores, participou pelo menos de quase todas as reuniões.
Os vereadores adoram falar e fazer coisas pouco importantes, como declarar entidades de utilidade pública, fazer moções e as ler durante as reuniões, verificar seus e-mails durante as reuniões... Mostram o quanto estão preocupados com seus reais afazeres naquela casa.
Detalhe importante: o DEMSUR só deveria cobrar a taxa de esgoto quando tratar o esgoto. O que acontece, de ser cobrado pelo esgoto não tratado, não seria contra a lei?. A Câmara de Vereadores de Juiz de Fora está votando um projeto assim: cobrar taxa de esgoto onde há esgoto tratado. Quem sabe não podemos seguir bons exemplos?


Trânsito
O problema do trânsito na cidade chega a níveis insuportáveis e parece que não existe solução alguma à vista. Ora, planejamento é a solução. Seguir as orientações de nosso Plano Diretor seria a melhor. Mas será que os vereadores votaram alguma lei complementar ao Plano? Será que sabem do que trata o Plano? Só não é preciso ser nenhum “expert” para saber que Muriaé já não comporta tantos carros nas ruas que tem. Não desta maneira. Vias alternativas, anel rodoviário, qualquer que seja a medida, deve obedecer a um planejamento, para que não seja mais dinheiro jogado fora, para que não represente só mais alguns votos no fim deste ano.
Falta, no mínimo, uma engenharia de tráfego eficiente. Aqui, as ruas são de mão dupla, os itinerários dos ônibus do coletivo são completamente ineficazes – desestimulando o uso do transporte coletivo.
Algumas cidades européias vêm conseguindo melhorar esta situação reduzindo vagas de estacionamento no centro das cidades. Isto desestimula a pessoa a usar o carro para ir a locais mais saturados. Aliás, muriaé concentra muitos serviços no centro da cidade. Praticamente todas as agências bancárias do município estão concentradas num raio de um quilômetro quadrado. Assim não dá... Ainda constroem o Fórum numa rua estreita e a prefeitura ao lado da rodoviária... A própria rua São Pedro, coitada, está saturada de edifícios... Onde está o código de postura do município? Os problemas são muitos e não aparece ninguém para enfrentá-los de peito aberto. “Meus heróis morreram de overdose”, como diria Cazuza.

Meio Ambiente
Este é um problema crônico na cidade. Cito o acidente em Março envolvendo um posto de combustíveis. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara não compareceu ao local, porque não pode ingerir nas ações do Posto. Ora, mas será que nem vir ao local saber o que realmente aconteceu, do que os “eleitores” precisavam, eles poderiam? Porque depois do acidente realmente não havia como ingerir no posto, ate porque a competência da fiscalização desta atividade é somente da FEAM, que fica lá em Ubá.... Agora vemos quase todos os dias um caminhão com 45 mil litros de combustível descarregando neste e em outros postos da cidade. Até quando? Será que até quando acontecer uma tragédia? E leis municipais, se não me engano, são os vereadores que fazem.
Outra questão é o corte de árvores. Será que as autoridades não vêem? Parece que não, ou parece que não querem ver. Nem imagino por quê. Mas deveriam olhar ao redor e ver que a questão ambiental é questão de sobrevivência. Mas não é a de cada um de nós, não é? Talvez seja por isso: para quê se preocupar com próximas gerações?...
As leis complementares seriam um plano a médio ou longo prazo, mas se não fizermos assim, este prazo nem acontecerá. E nosso rio, nossas árvores, nosso patrimônio histórico? O quê os protege? Ou será que isto realmente não precisa ser pensado, é só deixar acontecer?
As coisas parecem não estar caminhando como deveriam. Ou será que estou errado, e estou vendo demais? Ou de menos?

2 comentários:

Anônimo disse...

Floriano, não estava sabendo que o esgoto iria passar no córrego da Santa Rita (minha rua). Juntando-se aos outros esgotos, quando a chuva vier, nem preciso dizer o que acontece né?
Beijos Bruna (FISK)

Anônimo disse...

Seu raciocício sobre o esgoto é totalmente BURRO!
Quer dizer que nao adianta tratar um esgoto se ele vai se juntar a agua suja novamente?? Entao itaperuna nunca deveria tratar o seu esgoto ja que o rio muriaé ja vai poluído daqui?
Nao adiantar querer o esgoto de toda a cidade tratado de uma vez só, sabemos que isso é economicamente e politicamente impossivel! Mas é preciso dar o primeiro passo (seja obrigatorio ou nao), e ele ja foi dado! A nao ser que voce tenha uma sugestão melhor...
Pense direitinho comigo: agua limpa + agua suja = agua suja
agua seuja + agua suja = agua extrememente suja!