domingo, 27 de abril de 2008

Agradeço aos anônimos

Mais um comentário digno de ser postado:

"Concordo com os 2 posicionamentos diferentes, e nao pretendo ser paradoxal aqui. Essas estaçoes de tratamento nao fazem parte de um programa federal ou estadual?? Entao... embora eu acredite que esse sugestao do floriano seja realmente boa, esse problema politico que o outro anonimo citou poderia ser nas doses homeopaticas das verbas liberadas lá de cima para esse tipo de obra... entao, assim eu acho que ficaria meio dificil fazer uma coisa centralizada, de uma só vez. E mais, nao existe espaço físico nas margens do rio muriaé para esses fins! É realmente um desafio!Eu acho que esse caminho que está sendo seguido pode nao ser O melhor, mas nao esta de todo errado no meu ponto de vista. Pensei aqui agora tambem que esses canais que voce sugeriu pela cidade poderiam gerar mal cheiro, atrair insetos, entao talvez seja melhor que ele seja tratado perto da sua origem, sem percorrer nenhum canal aberto. Só se voce pensou num canal fechado, aí que eu nao acho q seja viavel realmente.Mas sei la, acho muito valido esse tipo de discussao, me interesso bastante por temas relacionados a meio ambiente. A gente sempre quer o melhor possivel pra gente ne, mas temos que reconhecer que rarissimas cidades no Brasil hoje tem o privilegio de ter esgoto tratado." (Anônimo)

Em primeiro lugar, é realmente necessário haver mais de um posicionamento, pois isto é a democracia, não é mesmo?
Mas quanto ao espaço físico nas margens do rio, este já é um problema com outras causas. Construções devem ser feitas a 15 metros da margem do rio, o que, de fato, não acontece. E este não é um problema desta administração, somente, nem desta cidade.
Mas de qualquer maneira, devemos sempre querer o bem comum, eu disse. E discutir para chegarmos a uma decisão que seja a mais plausível. O que posso eu fazer é mesmo sugerir, como tenho feito.
Sobre cidades exemplos, como você disse, realmente sempre haverá algum exemplo a ser seguido. É claro que a situação é diferente, mas Ipatinga tem 100% de seu esgoto tratado. Será que não há nada a se copiar, neste caso?
Também aceitaria ver as coisas acontecerem em doses homeopáticas, mas que fossem do mesmo remédio, né? Seria muita ingenuidade minha ou de qualquer um pensar que verbas são liberadas automaticamente. Sei que não. Mas aí volto a dizer que se tivéssemos um planejamento consistente e sério, poderíamos saber até o que será feito pela próxima administração, independentemente de quem seja o prefeito. Para isso, também, deveria servir o Plano Diretor, para o planejamento a qualquer prazo visando o crescimento ordenado de nossa cidade.
Mas saudável, mesmo, é a discussão que se pode conseguir a partir de opiniões respeitosas ainda que divergentes. Agradeço mais uma vez pelos comentários.

Um comentário:

Douglas disse...

O que acho mais incrível no tratamento de esgoto, é a possibilidade de geração de energia e adubos orgânicos! Quanto à estações centralizadas ou descentralizadas é uma questão que exige um estudo mais profundo, que provavelmente foi feito, ou nao ne.
É essa questão tão importante do planejamento... a gente nao tem conhecimento se esse planejamento realmente existe, precisaríamos de informações la de dentro. Mas se não me engano o começo destas obras já vem de administraçoes passadas... aí quando muda administração, mudam-se os planos, os métodos... pelo menos é o que penso. Um plano diretor nao iria mal né?