sábado, 26 de abril de 2008

Vou responder anonimamente!

Anônimo disse...
Seu raciocício sobre o esgoto é totalmente BURRO!Quer dizer que nao adianta tratar um esgoto se ele vai se juntar a agua suja novamente?? Entao itaperuna nunca deveria tratar o seu esgoto ja que o rio muriaé ja vai poluído daqui?Nao adiantar querer o esgoto de toda a cidade tratado de uma vez só, sabemos que isso é economicamente e politicamente impossivel! Mas é preciso dar o primeiro passo (seja obrigatorio ou nao), e ele ja foi dado! A nao ser que voce tenha uma sugestão melhor...

Pense direitinho comigo: agua limpa + agua suja = agua suja
agua seuja + agua suja = agua extrememente suja!
25 de Abril de 2008 23:04


Adoro receber comentários! Ainda mais quando são discordantes. E não estou sendo irônico, não, é verdade. É que assim dá para chegarmos a algum lugar: trocando idéias.
Mas vou ser bem sucinto.
Senhor anônimo, economicamente e politicamente viável são duas coisas diferentes, realmente. Mas sugestão é claro que tenho, senão não faria uma crítica. Ah, e eu também não disse que não adianta tratar o esgoto. Disse que seria melhor fazer de outro jeito.
Por que nao fazer um "cinturão" de coleta à beira do rio (de, no máximo uns 4 km) e, usando a própria gravidade, construir uma só estação de tratamento de esgoto lá no final da cidade, bairro Marambaia, talvez? Seria objetivar o serviço... E fazê-lo com eficiência. Ah, vale lembrar que com mais esgoto tratado, desta maneira, por exemplo, poderíamos ainda lucrar, ao receber créditos de Carbono. Ou seja, economicamente viável, é. Ou poderia ser, pelo menos.
Então pense comigo, direitinho:
Vontade política + eficiência = muito dinheiro economizado, o que daria para fazer muito mais.
Então à primeira vista, pode não parecer economicamente viável, por ser um pouco mais caro. Mas tenho certeza que um projeto bem elaborado, e objetivando realmente atender a uma necessidade da população e do meio ambiente, pensando "comum", seria aprovado.
Mas politicamente compreendo porque não é viável: é que as coisas têm que ser oferecidas em doses homeopáticas, para ter o que "oferecer" em ano de eleições!
Mas de qualquer maneira, obrigado pelo comentário.

4 comentários:

Thiago Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Rodrigues disse...

Comcordo plenamente com Floriano. O que está faltando é vontade de querer mudar por um bem comum. Pensar nos outros mais do que em se próprio, afinal, esse é um pensamento políticamente correto!?

Acho que o esgoto precisa ser tratado imediatamente. Ainda vamos ter graves concequêcias num futuro próximo por conta disso.

Anônimo disse...

Nâo conheço esse tal de Floriano, mas gostaria muito de conhcer!
Apresentou ideias maravilhosas e criticou em alto nível a realidade politica não so de Muriae mas de todas as cidades.

Anônimo disse...

Concordo com os 2 posicionamentos diferentes, e nao pretendo ser paradoxal aqui. Essas estaçoes de tratamento nao fazem parte de um programa federal ou estadual?? Entao... embora eu acredite que esse sugestao do floriano seja realmente boa, esse problema politico que o outro anonimo citou poderia ser nas doses homeopaticas das verbas liberadas lá de cima para esse tipo de obra... entao, assim eu acho que ficaria meio dificil fazer uma coisa centralizada, de uma só vez. E mais, nao existe espaço físico nas margens do rio muriaé para esses fins! É realmente um desafio!
Eu acho que esse caminho que está sendo seguido pode nao ser O melhor, mas nao esta de todo errado no meu ponto de vista. Pensei aqui agora tambem que esses canais que voce sugeriu pela cidade poderiam gerar mal cheiro, atrair insetos, entao talvez seja melhor que ele seja tratado perto da sua origem, sem percorrer nenhum canal aberto. Só se voce pensou num canal fechado, aí que eu nao acho q seja viavel realmente.
Mas sei la, acho muito valido esse tipo de discussao, me interesso bastante por temas relacionados a meio ambiente. A gente sempre quer o melhor possivel pra gente ne, mas temos que reconhecer que rarissimas cidades no Brasil hoje tem o privilegio de ter esgoto tratado.