Somente no bairro Bela Vista foram cortadas, de uma só vez, 65 árvores. Entre elas, algumas muito grandes, que poderia ter até 50 anos. Ouvi várias justificativas para o corte, como por exemplo: Para que não ficassem em suas sombras tantos andarilhos (Resolve-se um problema social criando um ambiental); porque traziam perigo por estarem muito perto da rodovia (algumas estavam muito longe); a visibilidade das empresas estava sendo prejudicada pela presença das árvores (é claro que empresas são mais importantes que árvores!).
Definitivamente as árvores não têm vez em Muriaé. Exemplos não faltam, infelizmente. Aqui, a árvore que havia sido letalmente ferida com o vazamento de combustível do posto, o que ainda causou um grave acidente no mês passado (também publicado neste blog), foi cortada.
No almoxarifado da prefeitura encontra-se uma quantidade significativa de lenha, que vem da "poda" realizada na cidade. E dos cortes desrespeitosos também, executados pela prefeitura. Aí surgem boatos e mais boatos. Ainda vão achar ruim?
O Centro Administrativo da prefeitura, além de custar muito caro, estar em local inviável, junto à estação rodoviária, ao lado do "camelódromo", em área sem local para estacionamento, ainda contribui para a situação ambiental precária na cidade. Ali já foram cortadas várias árvores.
Me faltam fotos para engrossar esta trágica estatística, sim. Infelizmente, o que não faltam são árvores cortadas. Medida compensatória é obrigatória, mas não vemos isto ocorrer assim tão claramente, se é que ocorre. Prefeirura, Secretaria de Meio Ambiente, Câmara Municipal, IEF, Polícia Ambiental, Ministério Público. Será que a responsabilidade não é mesmo de ninguém?
Um comentário:
Pelo que me lembro, as arvores de frente ao MTC e no trajeto para a FAMINAS, nao encostavam na rede elétrica nem atrapalhavam o trânsito... incomodou quem?...
Postar um comentário