segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sinto muito, mas peço outra vez!

Leitores, 
como havia feito um pedido e avisado, hoje tive o desprazer de recusar um comentário porque era anônimo. 
Então volto a pedir: por favor, mandem seus comentários com nome. Quero os direitos equilibrados neste bolg, os meus, os seus e os dos "objetos" de nossa críticas ou elogios. 
Obrigado!
Floriano Rodrigues

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Peço novamente

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Nova Assessoria de Imprensa": 

É uma pena que numa cidade que possui duas faculdades de comunicação, a Prefeitura monte uma assessoria de comunicação com amadores, pessoas sem nenhuma formação na área. Nada contra a Cléia, sem dúvidas ela é uma grande apresentadora de TV, mas assessora de comunicação do principal órgão público de Muriaé é função pra profissional da área. O pior é que foi feito um concurso, ofertado vagas para jornalistas, e nenhum dos aprovados foram chamados. Por tudo isso, não acredito que esta assessoria está sendo montada para informar ou se relacionar adequadamente com a comunidade e imprensa, mas apenas para empregar os compromissos de campanha. 
 


Concordo com o leitor. No fundo, acredito mesmo que a transparência ainda não é o objetivo primário desta Assessoria de Imprensa e acho também que os profissionais deveriam ser, sim, mais valorizados. Devidamente valorizados. 
Mas também creio que devemos ter um pouco de boa vontade e participação nas mudanças que queremos. Então vamos acreditar que podemos ter uma relação aberta entre imprensa, Poder Público e cidadãos. 
Aproveito para pedir novamente a meus leitores para promovermos a transparência aqui neste blog, também. Peço que comentários sérios como este venham assinados. Precisamos disso para cobrar desta maneira.
Obrigado



Nova Assessoria de Imprensa

Caros Parceiros,

A nova Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Muriaé já foi estruturada.

De acordo com as demandas, mudanças poderão ser necessárias, mas por
enquanto, a Assessoria funciona com uma estrutura pequena, mas
eficiente. Sob coordenação do Chefe de Gabiente, Adellunar Marge, quem
está à frente da Assessoria é a experiente jornalista muriaeense,
Cléia de Souza, auxiliada pela administradora Lúcia Helena Baldanza.

Duas profissionais conhecidas no meio comunicacional, a Cléia tem
ótimo relacionamento com TV e Rádio e a Lúcia Helena, que já
trabalhava na antiga Assessoria, tem ótimo relacionamento com o meio
impresso e grande experiência na organização de eventos.

Peço a colaboração e entendimento de todos, pois estamos em uma fase
de transição e adaptação da nova equipe.

Segue em anexo, a lista com os novos números de telefone da Prefeitura
de Muriaé.

Em breve, a nova equipe lhe fará uma visita!

Bom trabalho a todos nós!

Att,

Swelen Araújo
Assessoria de Imprensa - 2008


Este foi o e-mail que recebi e creio que meus colegas blogueiros também devem ter recebido.
Gostaria de propor aos leitores e aos blogueiros o seguinte: vamos criar a partir de agora uma linha entre nossos leitores e principalmente o Poder Público que nos oferec uma nova Assessoria de Imprensa e diz querer dar informações a nós, a Imprensa. 
Acho que é nosso dever manter nossos leitores sempre bem informados e poderemos, assim, responder a alguns comentários que participam e tem dúvidas, ou mesmo os que criticam alguma ação da Prefeitura. Daríamos, assim, ao mesmo tempo, um espaço aberto a que a Prefeitura, digamos assim, prestasse contas aos cidadãos comuns através de que deve questionar: a Imprensa. 
Que tal, amigos?


domingo, 18 de janeiro de 2009

Israel, seu passado e seu futuro

Egoísmo coletivo (*)

 

O jornalista Mateus Soares de Azevedo é mestre em história das religiões pela USP e autor dos livros "Homens de Um Livro Só: O Fundamentalismo no Islã e no Pensamento Moderno" (Best Seller, 2008) e "A Inteligência da Fé: Cristianismo, Islã e Judaísmo" (Record, 2006).

 

Na Folha de S Paulo desta quarta-feira (14/1) ele reduz o sionismo à sua verdadeira dimensão de totalitarismo ultranacionalista. “Quem são os sionistas? Filosoficamente, o sionismo constitui uma das faces modernas da busca sempre perseguida e jamais realizada de um "absoluto" terreno. Busca que é crescentemente explosiva e destrutiva”, como se vê mais claro hoje, diz Azevedo.

 

Para ele, o sionismo representa, pelo lado religioso, um rompimento revolucionário com a tradição judaica. Uma renegação do judaísmo, um desvio profano do messianismo. Pelo lado político, trata-se de uma ruptura com a tradição judaica, uma perversão nacionalista e xenófoba do judaísmo. O sionismo é um tipo de "egoísmo coletivo": “Para nós, tudo; para os outros, nada”, explica.


Sderot, em Israel era, até 1948, um vilarejo palestino. Seus habitantes foram expulsos antes da criação de Israel e confinados numa estreita faixa de terra, a faixa de Gaza, com 35 km de comprimento por 10 km de largura, espremida entre o mar, Israel e o Egito.

 

Em Gaza, a maioria de seus 1,5 milhão de habitantes é de refugiados e seus descendentes. Eles foram expulsos de cerca de 350 cidades e vilarejos palestinos riscados do mapa por grupos terroristas judaicos, como o Irgun, o Haganá, a gangue Stern e, depois, pelo Exército israelense. Os instrumentos brutais de uma limpeza étnica levada ao extremo pelo sionismo “judaico”.  

 


( * ) Em  Boletim H S Liberal  você terá acesso a todas as fontes desta postagem.

ed@xpress.carteiroxpress.com 



Pode-se dizer que Israel está cometendo a mesma insanidade de que seu povo foi vítima. A estupidez mostra que não aprenderam e ainda estão ameaçando sua própria segurança e paz. A cada incursão ao longo do tempo e com a mesma falta de visão, Israel vai, mais do que os outros países, alimentando o ódio no Oriente Médio.

Triste, saber que estamos em guerra contra nós mesmos.



quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pedido aos leitores

Aos leitores deste blog, que tem sempre comentado e participado, concordando ou não comigo, das notícias, dos fatos que dizem respeito a todos nós muriaeenses, gostaria de pedir que todos os comentários venham assinados, pois não há porque ser anônimo ao emitir sua opinião. Da mesma maneira que comentário que não pode ser assinado não há que ser pronunciado. Não aqui. 
Tenho certeza que conto com a compreensão de todos (ou quase todos!).
Obrigado.  

O Pau-brasil...

Bem, não sou nenhuma autoridade a que caiba acusar ou julgar alguém, mas estas autoridades, tenho certeza, o farão. 
Vejam vocês o que é hoje no Horto Florestal o nosso querido e recém-assassinado Pau-brasil. 


Peço desculpas publicamente

Gostaria sinceramente de não "ter" que fazer isso, mas errei e venho pedir desculpas publicamente a Secretária Municipal de Ação Social, seu marido, toda sua família. 
Há alguns dias publiquei, neste blog, fotos com funcionário do DEMSUR na casa da Secretária. Como no dia em que fiz as fotos não consegui falar com ela nem com o marido, publiquei. Errei: era só ter esperado e não teria errado, teria conversado com eles e visto o que vi depois, que não havia irregularidade. O DEMSUR prestava um serviço de sua competência, como prestaria a qualquer usuário. 
Tecnicamente, é um erro pequeno, muito embora inadmissível exatamente por não ser possível saber o que pode causar. Mas pior ainda é o que não consigo dimensionar, o que se passou com eles, que foram injustiçados, para não dizer mais. Jornalisticamente foi uma falha, irreparável. 
E como jamais eu havia passado por isso, justamente por isso, sei que as pessoas às vezes podem acreditar no que falo, sem questionar.
Mas como não há mais o que fazer, além de me desculpar, então peço desculpas. E posso dizer que serviu para ser menos um erro que eu possa cometer.

"Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida" 
Provérbio Chinês




terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O comandante


Natural de Belo HOrizonte, casado e pai de três filhos, bombeiro há 18 anos e piloto há 13, em uma conversa descontraída, o Ten. Cel. Cleberson contou sobre o trabalho do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros e algumas curiosidades.
O trabalho de uma equipe aérea consiste em sobrevoos de monitoramento, como os feitos em Muriaé, transporte e apoio a vítimas, transporte aeromédico, busca e salvamento e combate a incêndios.
Da equipe presente a Muriaé, são piloto e co-piloto, dois tripulantes operacionais, um mecânico de voo e um responsável pelo abastecimento. Ele explica ainda que esta aeronave precisa de apoio terrestre, logístico. Em Minas Gerais são 11 batalhões do Corpo de Bombeiros, três na região metropolitana de Belo Horizonte e sete no interior, além do próprio BOA, em BH, que atende todo o Estado. O BOA conta com dois helicópteros e dois aviões e 35 homens e mulheres, todos especializados, técnicos em apoio de suprimento aéreo e apoio no solo.
No ano de 2008 foram 900 missões, com mais de 175 pessoas socorridas. Em dezembro, o Ten. Cel. esteve em muitas cidades. Listamos: Belo Horizonte, Contagem, Brumadinho, Mateus Leme, Joatuba, Nova Lima, Rio Acima, Sabará, Caeté, Ubá, Cataguases, Faria Lemos, Tombos, Carangola, Miraí, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves, Bela Vista de Minas, Bonfim e Muriaé, por duas vezes.
Em Bonfim, um resgate chamou sua atenção. "O rio Paraopeba estava muito cheio e uma chamada de um homem pedia que resgatassse sua esposa e filha, ilhadas, e a criança estava com 42º de febre. Pegamos com o marido o celular da esposa, pedimos a ela que estendesse lençóis brancos perto da casa  e em menos de 15 minutos o resgate foi feito com sucesso."
Resgates realmente tocam o comandante e parece que quando envolvem crianças a emoção é maior. Tanto que quando perguntei a pior e a melhor situação por que passou a bordo do Arcanjo 03, ele citou dois resgates de crianças. 
O pior: em um acidente de carro, um bebê de três meses, que estava no colo da mãe, teve fratura no fêmur e uma parada cardiorrespiratória. "Infelizmente a criança não sobreviveu. Creio que se ela estivesse na cadeirinha para bebês, o resultado poderia ter sido diferente", lamenta.
O melhor: o transporte de um bebê, uma menina, de três dias, de Mariana a Belo Horizonte. A criança tinha problemas sérios de saúde e se não fosse transportada rapidamente, morreria. "Me lembro de, ao chegar a BH, olhar a cidade e dentro da aeronave uma criancinha tão pequena, felizmente sendo salva".
Uma curiosidade: houve um incêndio no Parque EStadual da Serra do Rola-Moça. Foram jogados pelo helicóptero 50 mil litros d'água. Quando combatido e os bombeiros faziam o rescaldo, eles encontraram um ninho de passarinho ainda com os filhotes, vivos.


 

Ajuda extra





Uma equipe do BOA, Batalhão de Operações Aéreas, sediado em Belo Horizonte, esteve em Muriaé. O Tenente Coronel Cléberson, Capitão Pedro, Sargento Olímpio, Sargento Vanderson, Cabo Alexson e Soldado Alvarenga estiveram por três dias na cidade, quando realizaram vários sobrevoos em Muriaé e região, com a equipe da Defesa Civil Municipal, imprensa e o Comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Tenente Patrick Gomes. 
Saíram da cidade no Domingo à tarde, já com os kits aeromédicos montados, para atender a acidentes na região de Belo Horizonte, onde outra aeronave já estava trabalhando no socorro das vítimas.  


segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

AINDA SOBRE O PAU-BRASIL

E-mailImprimirPDF

A propósito do corte do Pau-Brasil. Questionado hoje, sobre uma possível solução que evitasse o corte, Sérgio Vilhena ─ engenheiro florestal, da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente explicou que “não havia como salvar a árvore, uma vez que quando da reforma da praça (rebaixamento dos canteiros), o seu sistema radicular foi danificado, ou seja, suas principais raízes foram cortadas, o que vinha causando seu encurvamento para a rua”.

www.eliasmuratori.com.br

Ainda acho que houve falha. Se não havia como salvar a árvore agora, por que então não foi feito um estudo desta situação antes de ser realizada a reforma que a danificou?



Explicação dada e aceita

Na última semana postei aqui, neste espaço, fotos de funcionários do DEMSUR trabalhando na casa da Secretária Municipal de Ação Social, Eveline Amaral. 
Hoje, o marido da Secretária, Flávio Amaral, me procurou e explicou que o serviço era o reparo de um vazamento no registro de água. Sendo assim, retiro qualquer suspeita de irregularidade no serviço realizado, sendo que este realmente é da competência do DEMSUR e existe a ordem de serviço. Era somente esta expliacação que faltava. 
Ressalto que, no dia, tentei falar ao telefone com a Secretária e com Flávio,. mas não consegui. 
Explicação dada e aceita! 

sábado, 3 de janeiro de 2009

Que triste!...

Rodrigo Richardelli deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Era uma vez um Pau-brasil": 

Nesse momento de profunda tristeza eu não tenho palavras e nem condições emocionais para digitar qualquer pensamento nesse comentário. Sou filho do Chefe Orlando que há 40 anos atrás plantou a primeira muda desse Pau Brasil em nossa cidade.

Vou correr atrás agora para tomar todas as atitudes contra esse crime e encontrar os verdadeiros culpados.

Agradeço a indignação do Floriano e do comentário anônimo publicado sobre a matéria. 


TAMBÉM SEM COMENTÁRIOS!!!


sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ESPAÇO PÚBLICO

COMANDO INTEGRADO DE OPERAÇÃO

A Defesa Civil Estadual, Prefeitura de Muriaé, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, DEMSUR, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e diversos empresários da cidade se uniram e organizaram uma COMANDO INTEGRADO DE OPERAÇÃO PARA OS PROBLEMAS DAS CHUVAS, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal de Muriaé e com sede no Dom Delfim.

            Pedimos à imprensa local que divulgue massivamente os números dos telefones para registro de chamadas de emergências: 3729-1231 e 3721-4602

 

PREVISÃO METEOROLÓGICA:

            Segundo informações divulgadas pela CEDEC-MG (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais), pela SEDEC-DF (Secretaria Nacional de Defesa Civil), pelo CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), existe um alerta de condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com rajadas de vento ocasionais, no período entre 00:00h às 24:00h do dia 02/01/2009 para a região da Zona da Mata de Minas Gerais. A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

NÚMEROS OFICIAIS EM MG:

l      96 municípios afetados (56 em estado de emergência e 40 com problemas causados pelas chuvas)

l      Cerca de 6000 desabrigados

l      Cerca de 56 mil desalojados

l      Cerca de 300 feridos

l      22 mortes

l      Cerca de 280 mil afetados

            Fonte: Coordenadoria de Estado de Defesa Civil

 

NÚMEROS OFICIAIS EM MURIAÉ:

  • 123 desabrigados (incluindo enchente de 16 e 17/12/08, deslizamentos e enchente de 01/01/09)
  • 2000 desalojados (incluindo enchente de 16 e 17/12/08, deslizamentos e enchente de 01/01/09)
  • Cerca de 500 casas atingidas com a enchente de 01/01/09.
  • Cerca de 100 pontos de deslizamento de terra, desde o dia 16/12

 

PONTOS INTERDITADOS:

l      Rua Benedito Videira, Vila Cavalier

l      Rua Antônio Ramos, Vila Cavalier

l      Rua Olinda Gardone, Vila Cavalier

l      Rua José Olegário, Vila Cavalier

l      Rua Lica Muglia, Aeroporto

l      Rua Paulo Roberto Guimarães, Aeroporto

l      Rua Prefeito Francisco Teodoro Filho, Aeroporto

l      Escadão que liga as ruas Bicas (Santa Terezinha) e Antônio Pereira Galvão (Encoberta)

l      Rua Dejair Dias de Carvalho, Cerâmica

 

ORIENTAÇÕES PARA POPULAÇÃO:

  • Pedimos à população de bairros e ruas não afetados e fora da área de risco, que fiquem em casa. De maneira alguma se dirijam para as áreas atingidas, pois o grande número de curiosos esta dificultando as ações da frente de trabalho.
  • Pedimos à população que se encontra em área de risco, de enchente e deslizamentos de terras, que saia imediatamente de suas residências, e se dirija para a casa de parentes e amigos ou para os abrigos.
  • Pedimos à população que respeite as áreas de isolamento, demarcadas pela Prefeitura de Muriaé, Defesa Civil Municipal, Dimutran, PM e Corpo de Bombeiros.

 

 

ABRIGOS:

l      CEFAS, Barra

l      PREMEN, Barra

l      E. E. Maria Antônia Muglia, Napoleão

l      E. M. Estela Fidelis

l      CSU, Santa Terezinha

l      E. M. Maria Aleluia Soares Bittencourt, Santa Terezinha

 

DOAÇÕES:

  • As doações devem ser feitas exclusivamente no DOM DELFIM.
  • Doações necessárias
    • Pó de Café
    • Açúcar
    • Arroz
    • Feijão
    • Óleo
    • Massa de Tomate
    • Fubá
    • Água Sanitária / Cloro
    • Sabão em pó
    • Bucha
    • Desinfetante
    • Bombril
    • Sabonete
    • Pasta de Dente
    • Colchão
    • Roupa de cama

 

FRENTES DE TRABALHO:

  • Coordenação Geral: Arquiteto Fábio Almeida – Coordenador da Defesa Civil Municipal de Muriaé – 8821-9297 / 3729-1284
  • Coordenação de Planejamento (decretação de Estado de Emergência): Sinval Ferreira – Secretário Municipal de Planejamento – 8831-9921
  • Coordenação de Ocorrências de Deslizamentos: João Ciribelli – Secretário Municipal de Atividades Urbanas – 8832-2108 / 3729-1284 e Pacheco – Engenheiro da Secretaria Municipal de Atividades Urbanas
  • Coordenação de Ocorrências na Zona Rural: Francisco Ofeni – Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – 8821-9231 / 3729-1203
  • Coordenação de abrigos, doações e voluntários: Eveline Amaral – Secretária Municipal de Desenvolvimento Social – 8821-9232 e Maria Amélia – Secretária Municipal de Educação – 8821-9230
  • Coordenação do Tráfego: Cel Arino – DIMUTRAN – 8821-9227
  • Coordenação de Socorro e Salvamentos: Ten Cel Patrick – Corpo de Bombeiros – 3721-9547 / 8834-5605
  • Coordenadoria de Controle Social (movimentação de pessoas nas ruas, tráfego etc): PM – Tem Cel Bréder e Tem Pimentel – 3722-6286 / 3722-6410 / 3722-9312
  • Coordenação de transporte (mudanças): Flávio Amaral (Grupo Líder) – 8409-5343
  • Coordenação de transporte, limpeza e recuperação: Maria Aparecida Muruci – DEMSUR – 9902-6861
  • Coordenação de Comunicação: Swelen Araújo – Assessora de Imprensa Rodoviário Líder – 8827-0009 / 3729-1284